CINEMA | CONTATO | deutsch | INICIO
cinebrasil
CINEBRASIL
Cinebrasil
Cinebrasil Cinebrasil Cinebrasil cinebrasil

PROGRAMAÇÃO | FLYER

CARTAZ

IMPRENSA / IMAGENS

2013 / 2014:

Cinebrasil

 

9° Mostra Cinema Brasileiro
CINEBRASIL

Caros amigos,

para mim é sempre um grande momento de felicidade poder confirmar a produção de mais um ano da nossa Cinebrasil. Digo isso porque ser produtor independente é realmente um concurso para infarto, nada nos garante a continuação de um trabalho, nem mesmo o relativo sucesso do projeto anterior.

Contar sempre com o apoio do nosso fiel público, dos diretores e produtores dos filmes e dos organizadores locais me passa a certeza de que ainda estamos caminhando na direção correta e isso se confirma a cada ano na renovação da fundamental parceria com a Embaixada do Brasil emBerlim. Fortalecidos também pelos nossos apoiadores TAP e EED.

Serei também sempre muito grato aos meus colegas que com as suas visões cinematográficas me possibilitam difundir a diversidade cultural brasileira.

Esse ano, como temática chave da Cinebrasil, temos as parcerias que crescem cada vez mais entre produtores brasileiros e alemães e a apresentação de filmes considerados de baixo orçamento. A nossa programação é composta basicamente por produções que confirmam que na velha sétima arte ainda é possível encontrar alternativas econômicas para excelentes trabalhos.

As leis de incentivos às produções de médio e baixo orçamento possibilitam cada vez mais a entrada no mercado de jovens e independentes produtoras. A cada ano se produz no Brasil um número sempre maior de filmes, fomentando o mercado interno e despertando o interesse em coproduções com o exterior.

E a Cinebrasil vem se transformando em uma importante plataforma de distribuição dessas produções, divulgando todos os anos o cinema brasileiro em mais de vinte cidades.

Como exemplo base dessa cooperação Brasil-Alemanha temos os filmes „Girimunho“, „O Trampolim do Forte“ e o documentário „Ich Bin Louisa Jules“.

Além do „Era Uma Vez“ da Conspiração Filmes, que já há alguns anos se estabelece também em Hamburgo, e da distribuidora Cinemanegro em Berlim responsável pelo „Noite de Reis“.

Bem, quanto à escolha dos filmes dentro de tantas possiblidades que temos, opto sempre por produções que, apesar de terem alcançado bons reconhecimentos em festivais e recebido boas críticas, não se identificam com os estereótipos das expectativas europeias em relação às informações que esperam do Brasil. Mesmo um filme marcante como o „Era Uma Vez“, que apesar da clara mensagem da discrepância entre as classes sociais no Brasil, evita o óbvio estereótipo através do bom trabalho de atores e da direção.

Espero que todos se motivem mais uma vez para acompanhar a nossa itinerância e que os filmes sejam de valia para uma maior análise e reflexão sobre a diversidade brasileira.

A todos um grande abraço e meu muito obrigado pelo cordial e imprescindível apoio.

Atenciosamente,

Sidney Martins


Os Filmes

GIRIMUNHO

TRAMPOLIM DO FORTE

LOUISA JULES

ERA UMA VEZ

NOITES DE REIS

AS MELHORES COISAS DO MUNDO

 

Sinopses dos Filmes / Trailers

Girimunho

 

GIRIMUNHO

Longa Metragem, Ficção |
Brasil | Alemanha | Espanha | 2011

Direção: Clarissa Campolina
Elenco: Maria Sebastian Martins Alvaro,
Luciene Soares da Silva, Wanderson Soares da Silva
90 min, Original com Legendas em Alemão

www.girimunho.com

No sertão mineiro, onde o tempo parece andar ao ritmo do rio, duas senhoras acompanham o girar do redemoinho. Bastú acaba de perder o marido Feliciano e sem choro busca abrigo nos sinais do dia a dia e em suas lembranças. Mas é na liberdade dos sonhos e nas novidades trazidas pelos netos que ela faz sua própria transformação. Maria carrega em seu tambor a alegria e força de seu povo. Seu batuque ecoa os sons de outros lugares e marca a presença daquilo que não pode morrer. Neste universo onde a tradição é surpreeendida pela novidade e a realidade pela invenção, pequenos movimentos podem fantasiar o correr da vida.

Girimunho

 

TRAMPOLIM DO FORTE

Longa Metragem, Ficção |
Brasil 2010/2013

Direção: João Rodrigo Mattos
Elenco: Lúcio Lima, Adaílson Santos u.a.
83 min, Original com Legendas em Alemão

http://trampolimdoforte.com.br/

Eles só queriam ser crianças, mas a vida não lhes deu tempo.

Felizardo (11), precisa vender seus picolés para ajudar a mãe. Num desses dias, ele cruza com Fuleirinho e sua turma. Ele se vê então numa encruzilhada entre o bem e o mal e terá que tomar uma decisão.

Déo (12), é um mestre dos saltos no Trampolim. Contudo, em casa as coisas não estão nada bem e ele acaba por envolver-se numa trama perigosa, envolvendo seus amigos, a bela Tetéia (11) e o temível Verdadeiro Tadeu, o Rei das Criancinhas



 

LOUISA JULES

Documentário
Alemanha 2012

Direção: Roberto Manhães Reis / Viola Scheuerer
Produção: Sidney Martins
Camera: Carlos Dessbesell - Schüler
Música: Eunice Martins
92 min., 2012, Alemão / Malagassi com Legendas em Alemão
© Cinemanegro GmbH Filmproduktion / WDR 2012

www.cinemanegro.de/louisa.html


 

ERA UMA VEZ

Longa Metragem, Ficção |
Brasil 2008

Direção: Breno Silveira
Elenco: Thiago Martins, Vitória Frate,
Rocco Pitanga, Cyria Coentro, Paulo César Grande
117 min, 2008, Original com Legendas em Ingles

SINOPSE

Rio de Janeiro, cidade maravilhosa e dividida por natureza. Ricos e pobres convivem lado a lado, embora em mundos muito distantes. Cada qual com os seus códigos. Cada qual com as suas leis.
 
Tudo começa na orla, numa típica manhã de verão, quando o clima saudável e descontraído é substituído em fração de segundos pelo caos generalizado. Isto porque, num quiosque, no calçadão, um jovem aponta uma arma para a cabeça de uma menina.
 
Assalto? Tentativa de seqüestro? Ninguém sabe ao certo. A população, cansada da violência, se apressa em apontar o rapaz como culpado sem ao menos lhe permitir o direito de de que ninguém desconfia é que ali, o que parece ódio, é amor.
 
Uma volta ao passado destes jovens remontará as suas trajetórias até o trágico momento em que se encontram naquela cilada armada pela vida. Vítimas da intolerância, eles são o retrato atual de uma cidade em que a geografia aproxima enquanto a sociedade desaprova as relações entre classes distintas.
 
Um retrato que mostra como são difíceis para ambos os lados encontrar o caminho do meio.
 
Dé, nascido e criado na Favela do Cantagalo, descobriu cedo a dura realidade da vida. Filho de uma empregada doméstica, Bernadete, viu seu irmão, Carlão, ser preso injustamente quando era criança. Apesar disto, Dé cresce com dignidade e esperança.
 
Nina, moradora da Avenida Vieira Souto, o mais valorizado metro quadrado do Rio de Janeiro, cresceu sob a proteção do pai, Evandro Siqueira, representante de uma elite que prefere ignorar a sua vizinhança menos abastada. Na medida do possível, esta típica jovem da Zona Sul carioca foi preservada de sofrimentos. E nada a fará abrir mão de seu amor sincero, verdadeiro e profundo.

 

NOITES DE REIS

Longa Metragem, Ficção
Brasil, 2012


Direção: Vinicius Reis
Elenco: Bianca Byington, Enrique Diaz, Sidney Martins, Raquel Bonfante u.a.
93 min, 2012, Original com Legendas em Ingles

http://noitesdereis.com/

SINOPSE

Alguns anos após uma tragédia familiar, Dora e sua filha Julia retomam sua vida cotidiana. É dezembro. Os palhaços e músicos da Folia de Reis dançam pelas ruas de uma pequena cidade do litoral do Rio de Janeiro. O calor e as férias são bons para mergulhos nas águas verdes da região. Para Dora, ir à praia é reencontrar seu filho Lucas, cujas cinzas repousam no mar. A chegada de uma visita inesperada irá abalar esta rotina. É Jorge, o marido de Dora, que partiu no dia seguinte ao incêndio que matou Lucas e nunca mais retornou. Sua chegada traz de volta a dor da perda do filho, da falta do irmão. Dessa crise se abre a possibilidade de superação.

PRÊMIOS

Festival de Brasilia – 2012
* Melhor Ator – Enrique Diaz
Seleção Oficial:
Mostra Internacional de São Paulo – 2012
CineBH – 2012
Semana dos Realizadores – 2012

SOBRE O DIRETOR

Vinícius Reis é diretor e roteirista formado em Cinema pela Universidade Estácio de Sá e fundador do Núcleo de Cinema do Nós do Morro, onde atua como professor e coordenador há 13 anos. Foi presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas - seção Rio de Janeiro, entre 1993 e 1995.

NOITES DE REIS é o terceiro longametragem do diretor, que anteriormente dirigiu PRAÇA SAENS PEÑA (2008) e A COBRA FUMOU (2002), além de diversos filmes em curta-metragem.

PRAÇA SAENS PEÑA, filmado em 2008, recebeu os prêmios de Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, além do Prêmio Especial da Crítica no 15º CINE PE - FESTIVAL DE CINEMA DE RECIFE (Abril 2009). O longa também participou, dentre outros, da Mostra de Cinema de Tiradentes (2009), Festival Internacional de Filmes do Rio de Janeiro (2008) e do Festival Brasileiro de Cinema de Los Angeles (2010), no qual o ator Chico Diaz levou o prêmio de Melhor ator.


FILMOGRAFIA:

2012 Noites de Reis
2008 Praça Saens Peña
2002 A Cobra Fumou
1990 Globo Ecologia

 

AS MELHORES COISAS DO MUNDO

Longa Metragem, Ficção
Brasil, 2010

Direção: Laís Bodanzky
Elenco: Deni se Fraga, Paulo Vilhena, Caio Blat,
José Carlos Machado, Gustavo Machado u.a.
107 min, 2010, Original com Legendas em Ingles


http://www.warnerlab.com.br/asmelhorescoisasdomundo/site/

“As Melhores Coisas do Mundo” aborda sob a ótica juvenil, o cotidiano de um adolescente que irá se deparar com mudanças, capazes de ditar o novo rumo na vida do garoto.

O filme conta a história de Hermano, apelidado de Mano, menino de 15 anos, lançado a um cenário nunca antes vivido. Ao voltar de um dia normal no colégio o menino descobre a separação dos pais.

Mano seria apenas mais um na estatística de jovens que sofrem com a separação dos pais, se não fosse pelo motivo do rompimento.

As angústias e perdas marcadas por um período de intensa experiência perseguem o protagonista que, agora, junto com seu irmão mais velho se tornam os homens da casa.

“As Melhores Coisas do Mundo” é um filme jovem que busca retratar esse público através da trajetória de um menino de 15 anos, mostrando os caminhos que ele terá de percorrer para atingir o amadurecimento. Resultado de descobertas como a tolerância, compaixão e o verdadeiro valor da amizade e de sentimentos que se traduzem na idéia de que tudo que é sólido se desmancha no ar.