CINEMA | CONTATO | deutsch | INICIO
cinebrasil
CINEBRASIL
Cinebrasil
Cinebrasil Cinebrasil Cinebrasil Cinebrasil cinebrasil

2012 / 2013:

CINEBRASIL

PROGRAMAÇÃO | FLYER

CARTAZ

IMPRENSA / IMAGENS

MAIRA FREITAS AO VIVO
EM BERLIM

... leia mais
CINEBRASIL

Cinebrasil

 

8° Mostra de Cinema Brasileiro
CINEBRASIL

... SINOPSES DOS FILMES E TRAILERS

 

CINEMANEGRO APRESENTA

9 março 2013, 21.30h

MAÍRA FREITAS
LIVE IN CONCERT – AO VIVO

 

 

 

 

 

 

IM KINO – NO CINEMA
BABYLON BERLIN
AFTERSHOW-PARTY: BOHANNON CLUB
Rosa-Luxemburg-Str. 30 · 10178 Berlin · 0 30 24 25 969

Karten im Vorverkauf – Venda de bilhetes:
A LIVRARIA, Torstr. 159

Tel. 030 / 28 09 55 19
10115 Berlin-Mitte
www.alivraria.de



Cinebrasil

 

 

Caros amigos, organizadores locais e admiradores da Cinebrasil,

é com imenso prazer que pelo oitavo ano inicio esse texto de abertura do nosso programa. Como nos anos anteriores a nossa pequena mostra vem crescendo cada vez mais em participação de público durante a tournée, dando um contributo importante para a divulgação do cinema brasileiro.

Como todas as fontes culturais, que dependem de apoio financeiro para a sua preservação, passamos todos os anos pelas mesmas dificuldades e apreensões durante o período de produção mas isso tem nos tornado cada vez mais sólidos e com a certeza de que durante esses oito anos consolidamos vários simpatizantes que não hesitam em nos apoiar em todos os momentos.

Não poderei nunca de deixar de mencionar o apoio da divisão do Audiovisual do Ministério das Relações Exteriores, que através da Embaixada do Brasil em Berlim, viabiliza a produção desse evento. À todos os diretores e produtores dos filmes participantes o meu muito obrigado pois sem a colaboração de vocês seria impossível compor o nosso programa com uma seleção tão atual de filmes.

Programa esse que nesse ano nos faz viajar mais uma vez pelos diferentes Brasis e suas diversidades. Como geralmente a nossa musicalidade é sempre lembrada por rítmos folclóricos, viemos através do „Prova de Artista“ desmistificar esse estereótipo e José Joffily nos apresenta em seu novo documentário o quanto a música clássica vem se desenvolvendo no Brasil. E por falar em tourneé ,viajaremos com uma troupe de circo, pelo interior de Minas Gerais através do filme „ O Palhaço“ primeiro longa do ator Selton Melo. Viagem essa que despertará certamente em muitos de nós imigrantes brasileiros boas recordações da infância.

Paulo Halm, já participou da Cinebrasil como roteirista em quase todas as edições anteriores, mas nesse ano temos o prazer de pela primeira vez tê-lo como diretor de um filme. „ Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos“, uma contemporânea comédia carioca, enfocada nos conflitos e nas inquietações sempre atuais em diversas relações de uma mesma geração.

O povo negro da Bahia e sua cultura religiosa ocupam a centralidade da trama que Pola Ribeiro escolheu para „ O Jardim Das Folhas Sagradas“. O filme traz também outros temas que pontilham nosso debate contemporâneo de um Brasil, que se não desconhecido da maioria, com certeza esquecido pelos que não reconhecem sua profunda identidade cultural.

Em um ano que se comemora o centenário de Jorge Amado, não poderíamos deixar de exibir o seu romance mais famoso, trazido para as telas pela sua neta, Cecília Amado. „Capitães da Areia“ é o seu primeiro longa-metragem. Apesar de escrito em 1937, o tema da infância carente é um drama atual e característico da questão social no Brasil, que é abordado nessa adaptação com uma visão mais universal.

Bem, como sempre desejo á todos um bom divertimento e espero mais uma vez alcançar a expectativa de assistirem á um bom programa. Agradeço de antemão a fidelidade e o carinho pela nossa „Cinebrasil“ e dedico á todos vocês esse oitavo aniverssário.

Um grande abraço,

Sidney Martins.


Sinopses dos Filmes / Trailers

Capitães da Areia

Brasil 2011, 96Min.,
Original com Legendas em Alemão
Direção: Cecília Amado

PRESSBOOK

www.capitaesdaareia.com.br

Sinopse

Pedro Bala (Jean Luís Amorim), Professor (Robério Lima), Gato (Paulo Abade), Sem Pernas (Israel Gouvêa) e Boa Vida (Jordan Mateus) são adolescentes abandonados por suas famílias, que crescem nas ruas de Salvador e vivem em comunidade no Trapiche junto com outros jovens de idade semelhante. Eles praticam uma série de assaltos, o que faz com que sejam constantemente perseguidos pela polícia. Um dia Professor conhece Dora (Ana Graciela) e seu irmão Zé Fuinha (Felipe Duarte), que também vivem nas ruas. Ele os leva até o Trapiche, o que desencadeia a excitação dos demais garotos, que não estão acostumados à presença de uma mulher no local. Pedro consegue acalmar a situação e permite que Dora e o irmão fiquem por algum tempo. Só que, aos poucos, nasce o afeto entre o líder dos Capitães da Areia e a jovem que acabou de integrar o bando.


 

Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos

Brasil 2009, 93 Min.,
Original com Legendas em Alemão
Direção: Paulo Halm

Sinopse

Zeca (Caio Blat) é um escritor de 30 anos que, por não conseguir escrever, está no mais completo ócio. Ele é casado há cinco anos com Júlia (Maria Ribeiro), uma professora que sonha em fazer um curso em Paris.

Um dia ele vê Júlia e uma amiga entrando em sua casa. Zeca consegue espioná-las através da janela e, ao vê-las apenas com roupas íntimas, passa a acreditar que Júlia o está traindo com uma mulher. A ideia não sai de sua cabeça, mas ele nada conta a ela.

Quando Júlia se aproxima de uma de suas alunas, Carol (Luz Cipriota), Zeca passa a desconfiar que elas sejam amantes. Só que o ciúme aos poucos se transforma em desejo e Zeca se apaixona por Carol.

 

Prova de Artista

Brasil 2011, 84Min.
Original com Legendas em Alemão
Direção José Joffily

PRESSBOOK

www.provadeartista.com

Sinopse

Acompanha alguns jovens representantes do meio artístico musical, registrando a rotina de cinco integrantes das principais orquestras sinfônicas do país, como Byron Hitchcock (violinista da OSB, Orquestra Sinfônica Brasileira), Ricardo Barbosa (oboísta da OSESP, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), Rodney Silveira (violista da OSB Jovem, Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem), Catherine Carignan (fagotista da OFMG, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais) e Rodrigo de Oliveira (violinista da OFMG, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais).

A partir do registros de ensaios e dos momentos que antecedem e sucedem as muitas audições,Prova de Artista acompanha os conflitos, a paixão e a disciplina que envolvem a vida profissional dos músicos que escolhem esse ofício. Através dessa aproximação, o filme revela também as relações que se estabelecem nesse ambiente de trabalho, entre solistas, maestro e orquestra.

Nos personagens do filme fica evidente, além do amor absoluto pela música, a batalha pela estabilidade financeira e a dificuldade em obtê-la através da arte que escolheram. Na sua maioria de origem modesta, os músicos colocam na carreira uma grande expectativa. Com diversos encontros em momentos-chaves, nos ensaios e nas audições, o documentário desenha a realidade de cinco artistas singulares, reagindo e se expressando de maneiras distintas.

 

Jardim das Folhas Sagradas

Brasil 2011, 90 Min.,
Original com Legendas em Alemão
Direção: Pola Ribeiro

www.jardimdasfolhassagradas.com

Sinopse

Salvador. A expansão imobiliária da cidade, decorrente de sua modernização, faz com que o candomblé, tradicional religião afro-brasileira ligada à natureza, seja afetada. A causa é que o candomblé pede a existência de lugares amplos e naturais, para a realização de sua liturgia.

É neste contexto que Miguel Bonfim (Antônio Godi), um ex-bancário que é filho de uma yalorixá e um jornalista de esquerda, decide criar o Jardim das Folhas Sagradas. Sem conseguir um local na cidade, ele decide montá-lo na periferia. Por questionar o sacrifício de animais, Bonfim resolve fazer um terreiro modernizado e descaracterizado. Só que esta decisão lhe traz graves consequências.


O Palhaço

Brasil 2011, 98 Min.
Original com Legendas em Alemão
Direção: Selton Mello

Sinopse

Benjamim (Selton Mello) trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia.

Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola (Giselle Mota), a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta (Álamo Facó e Hossen Minussi), Dona Zaira (Teuda Bara) e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.